Novidades

Você sabia?

BANNER-BLOG-VIKINGS-NA-AMERICA

Você sabia que a primeira colônia européia nas Américas foi estabelecida por vikings? Isso mesmo! Muito diferente do que aprendemos nas salas de aula, os vikings descobriram o continente americano 500 anos antes de Cristóvão Colombo (1942) e também da suposta descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral (1500).

Por volta dos anos 1000, uma embarcação viking com 90 pessoas a bordo migrou da Islândia para o Canadá em busca de novo lar. Homens e mulheres vikings foram localizados na região de Newfoundland no Canadá, que apesar do frio, era tomada de florestas, frutas, peixe e plena vegetação e, por isso, foi escolhida como nova moradia para os vikings. Por conta das uvas que nasciam por lá, o local foi nomeado de Vineland (terra da uva).

Este novo lar durou apenas uma década, pois constantemente havia lutas entre os vikings e as populações nativas.

Vineland só foi descoberto por exploradores na década de 1960, e hoje esta vila viking se tornou um sítio arqueológico chamado L`Anse Aux Meadows, que é conhecido como o único registro de nórdicos na América do Norte e o mais antigo registro da chegada de europeus no continente americano.