Novidades

Novas descobertas

O arqueólogo dinamarquês Søren Sindbæk e sua equipe da Universidade de Aarhus recentemente descobriram um pente na histórica cidade viking de Ribe, Dinamarca.

Você deve estar se perguntando, por que um pente é tão importante?

Vamos lá. No pente encontrado, a palavra “pente” está inscrita em um dos lados, e do outro, pode-se ler o equivalente do verbo “pentear”. E, de acordo com Sindbæk, esse achado por contar aos historiadores sobre o nascimento de um alfabeto viking, e assim, revelar como a Era Viking se tornou tão importante.

Para entender por que o pente é importante, você deve voltar ao final do século 8, um momento crítico para os vikings. Era o alvorecer da Era Viking, que começou pouco antes dos anos 800 a.C., e a língua na região tinha passado por centenas de anos de evolução.

Então, de repente, o alfabeto mudou. As runas – letras usadas por grupos anteriores – tornaram-se mais uniformes e modernas para se adaptar a maneira evoluída de falar.

Altas e verticais, as novas linhas eram fáceis de esculpir em madeira ou pedra, diz Sindbæk.

“Nós não sabemos por que ou quando isso aconteceu”, diz ele sobre o novo alfabeto que começou a ser usado. “Não parece ser gradual”.

Isso significa que o novo alfabeto provavelmente foi criado por uma pessoa ou uma instituição e depois divulgado. Mas por que, quando e por quem? Os arqueólogos não têm certeza.

FONTE: National Geographic Brasil